Um cabelo misto é aquele que mistura duas características opostas, ou seja, pode ser oleoso e ressecado ao mesmo tempo, ter duas texturas diferentes e até mesmo duas “qualidades” diferentes — estando saudável na raiz e danificado nas pontas.
No Brasil, esse tipo de cabelo é muito comum, principalmente pela miscigenação e também pelo uso de químicas. Para manter os fios saudáveis é preciso apostar nos cuidados certos e é sobre isso que vamos falar a seguir. Quer aprender tudo sobre cabelo misto? Acompanhe!
Quando falamos de cabelo misto o caso mais comum é o do fio oleoso na raiz e ressecado nas pontas. Essa pode ser uma característica natural dos fios, mas também é comum encontrar esse efeito nos cabelos de algumas pessoas que cometem erros nos cuidados diários.
O principal objetivo, nesse caso, é manter a raiz limpa e as pontas hidratadas. Para isso, adote uma rotina com os seguintes cuidados:
Cabelos lisos na raiz e enrolados no comprimento tendem a ter pontas secas. O óleo natural dos fios percorre o comprimento com mais facilidade quando ele é liso, mas quando há ondas ou cachos, fica mais difícil entregar essa nutrição para as pontas. Nesse caso, é preciso seguir alguns cuidados, como:
Também é possível escolher uma das texturas como protagonista do seu penteado, alisando o comprimento ou enrolando a raiz. Nesse caso, é preciso cuidar para não tornar a raiz oleosa ou ressecar ainda mais as pontas no processo de alisamento.
Outro tipo de cabelo misto é aquele alisado no comprimento e natural na raiz, uma situação comum de quem está passando pela transição capilar. Essa é a textura que mais costuma incomodar as mulheres, afinal, a diferença nas duas partes do cabelo é gritante.
O objetivo aqui é estimular o crescimento dos fios para se livrar das pontas com química. Para isso, você pode:
Por fim, independente do seu tipo de cabelo misto, invista também em cuidados gerais, que fazem muito bem para os fios, como consumir vitaminas para o cabelo, dormir com touca de cetim, apostar no cronograma capilar e, principalmente, usar o produto certo para o seu tipo de cabelo.
Gostou dessa dica? Receba outros conteúdos sobre cuidados com o corpo por e-mail! É só assinar a nossa newsletter!