Engana-se quem pensa que quem tem cachos não tem muitas opções de cortes ou que somente cortar em camadas cai bem. As possibilidades de cortes de cabelo cacheado são tão variadas quanto às dos fios lisos e permitem a você inovar com tamanhos curtos, médios e longos, ficando mais bonita ainda.
Renovar o corte não é apenas uma questão de estética. Atualizá-lo pode fazer toda a diferença em harmonizar o volume, regularizar a textura e facilitar a finalização do cabelo. Dessa forma, você removerá pontas ressecadas, duplas ou com nós e, consequentemente, cuidará da saúde dos seus cachos.
Se em 2020 você pretende mudar o formato do seu cabelo cacheado, trouxemos 5 opções de cortes que vão empoderar ainda mais o seu visual. Confira!
Você com certeza já viu esse corte por aí, mas não sabe o nome dele e até o chama de ‘corte nuca batida’. O tapered tem como característica principal a quantidade maior de cabelo deixada no centro da cabeça (mais arredondada) e as laterais e a nuca com pouquíssimo volume (geralmente raspadas). O sucesso desse corte foi tanto nos últimos anos que ele continua uma grande aposta de corte curto, descolado, moderno e versátil para 2020.
É um corte reto geralmente utilizado curto, feito para criar volume. Para quem não tem muita coragem de deixar o cabelo curto ou não gosta de muito volume, ele pode ser feito também no tamanho médio — na altura do queixo ou pescoço — e, assim, não pesará no visual. Fica bem em cachos mais abertos como os dos tipos 2B a 3B, já que o caimento fica mais equilibrado com o rosto. Deve ser evitado nos fios mais crespos que tendem a levantar quando secam, por isso, perderiam a proposta de caimento na direção dos ombros.
Esse corte é repicado da linha dos olhos até os ombros para criar camadas desconexas e dar volume aos cachos, podendo ser utilizado com ou sem franja. A parte de baixo é a mais comprida e isso faz dele um corte médio com aparência alongada, cheio de movimento para os fios. Para quem tem cabelos finos e procura por volume e leveza, o shag hair é uma ótima opção.
O corte em camadas é o modo mais clássico de evidenciar o comprimento longo do cabelo cacheado, dando volume médio e caimento proporcional aos fios. A sugestão para este ano é deixar as camadas mais longas, cortando-as a partir do último terço de extensão dos cabelos. Isso dará a impressão longueza, mas com pontas arredondadas que dão movimento sem pesar na aparência. É ideal para quem não curte mudanças radicais e quer o cabelo mais reto, porém, com um toque de renovação.
Bem curtinho e de aparência semelhante ao tapered, o pixie cut é um corte uniformemente baixinho em toda a extensão da cabeça, menos na parte do topo a qual é deixada um pouco maior e aparenta ser, nos cabelos cacheados, um “joãozinho” com topete. A versão para 2020 inova ainda mais com a opção de raspar a lateral e a nuca, adicionando ou não uma tonalidade diferente. O charme e ousadia aqui são garantidos!
Qualquer que seja a sua escolha, as opções acima de cortes de cabelo cacheado valorizam a textura e o formato natural dos fios, deixando a sua rotina de cuidados capilares mais prática. Se você busca um visual jovial e moderno, prefira os modelos retos e destacados nas laterais ou nuca; se quer movimento, pouco volume e leveza, opte pelos modelos repicados ou assimétricos.
Para quem gosta dos fios mais baixinhos e não sabe como mantê-los assim, confira o artigo no qual ensinamos a reduzir o volume dos cabelos, sem agredi-los.