Com foco em entregar resultados e produtos de qualidade aos consumidores, a empresa de cosméticos Soft Hair tem um objetivo constante: manter o custo-benefício das suas soluções. Apesar de já exportar seus produtos a diversos países, a marca faz questão de ser acessível a todas as mulheres que desejam se sentir bonitas com cabelos e pele, sem precisar gastar muito.
Além disso, a empresa tem na sua bagagem uma grande história de desafios, persistência, coragem e superação. Acompanhe o artigo e conheça um pouco sobre seu sucesso!
A história da marca começou em 1968, no famoso salão-escola da Dona Elza.
Elza Rocha foi uma mulher à frente do seu tempo. Em uma época na qual todos viviam em uma sociedade patriarcal, ela fundou seu próprio negócio: o Salão Escola Bom Pastor.
Com o dom da colorimetria, D. Elza criava composições com cores que chegavam a atrair mulheres e cabeleireiros de todas as partes da cidade. Um dos seus principais diferenciais era ensinar às clientes a cuidarem dos seus próprios cabelos e sentirem-se bonitas, mas sem precisar ter muitos gastos. Além disso, era vista como líder por muitas: com sua força, encorajava as mulheres a se tornarem independentes.
A inspiração de Rodrigo Rocha para criar a Soft Hair veio justamente do sonho de D. Elza, sua mãe.
Ainda em 1981, Rodrigo era gerente e trabalhava ao lado de sua mãe, no Salão Escola Bom Pastor. Na época, o país enfrentava uma combinação de congelamento de preços junto com o aumento de salários. Com isso, ampliou o poder de compras das pessoas, que puderam adquirir mais facilmente aquilo que queriam, incluindo produtos com mais qualidade para o cabelo.
Rodrigo enxergou o momento como uma oportunidade para dar o passo desejado pela sua mãe. Na tentativa de entender do que precisavam para conseguir ter uma fabricação própria da marca, visitou inúmeros fabricantes de insumos para produtos capilares.
A jornada não foi fácil, já que ninguém se mostrava disposto a colaborar com Rodrigo. Já quase desistindo, resolveu dar mais uma chance. Foi aí que encontrou o Sr. Hermes da Fonseca, que aceitou ensinar Rodrigo a fazer criações caseiras de shampoo e de condicionador.
O que parecia bom se tornou melhor ainda depois que Rodrigo descobriu que Sr. Hermes era um notável químico da cidade. Mas não só isso. Ao descobrir que Rodrigo não tinha condições de comprar os ingredientes necessários, Sr. Hermes forneceu amostras em quantidade suficiente para começar o empreendimento.
Assim a Soft Hair nasceu: com a generosidade do Sr. Hermes e o empenho do Rodrigo, que desenvolvia os produtos no quintal de D. Elza. Hoje, o Sr, Hermes, conhecido na época como “o gênio dos laboratórios”, se tornou o químico responsável das produções da empresa.
Durante o crescimento da Soft Hair, os filhos de Rodrigo assumiram a direção para dar continuidade ao sonho da avó. Hoje, a marca tem um reconhecimento internacional e exporta produtos para o Egito, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos e Colômbia.
O produto que mudou o destino da Soft Hair foi a Manteiga de Karité, lançada em 1998. A aceitação e o encantamento dos consumidores foram tão grandes que a marca se surpreendeu com o sucesso das vendas. Essa foi uma grande oportunidade não só para a realização de vários sonhos, como também para mudarem a sede, onde se encontram até hoje.
O Defrizante e o Shampoo de Limpeza Profunda também foram muito aceitos e, ainda, são motivos de orgulho.
Além disso, as novas marcas da Soft Hair cuidam tanto da beleza do cabelo quanto do corpo, e são muito procuradas.
A Bio Soft, com cuidados para a pele, marcou a estética corporal com os produtos Lisa Pé e Depil Fácil.
A Max Beauty, com itens focados em profissionais, conquistou muita gente. Entre os produtos, estão neutralizantes para cabelo, kit de recuperação instantânea e matizadores.
A mais nova marca Soft Hair Professional, com produtos focados em uso profissional, mas com produtos para uso caseiro também. Dentre os lançamentos está o Kit Keratin Line com uma nova proposta.
Uma das mais recentes descobertas foi com o Bioplex, um produto diferenciado no mercado, para crescimento de cabelo e barba, que vem ajudando homens e mulheres. O destaque é ele não induzir a dilatação dos vasos sanguíneos do couro cabeludo, como outros no mercado. Assim, é um cosmético de verdade, e não um medicamento. Isso elimina grande parte das reações alérgicas.
Além do mais, o Bioplex é fruto de anos de pesquisa e validado pelo Centro Paulista de Pesquisa e Avaliação Dermocosmética (Cepad). A solução promete, em até 60 dias, reduzir quase 30% a queda de cabelo, aumentar a resistência e a força em 50% e melhorar da hidratação em 80%.
A empresa aplica cerca de 10% a 20% do faturamento no setor de desenvolvimento de novos produtos e soluções para os consumidores. Conta com profissionais capacitados, como engenheiros químicos e farmacêuticos, unidos para ajudar na melhoria das fórmulas e evolução dos resultados.
Tudo isso ainda seguindo valores como sustentabilidade, a fim de minimizar o impacto das ações humanas no meio ambiente para as gerações futuras. Além disso, os testes não são feitos em animais, mas sim em humanos.
Um dos maiores diferenciais da marca é o de manter o custo-benefício, apesar da expansão internacional e da grande qualidade, para que os produtos sejam mais acessíveis a todos os públicos.
Além disso, a Soft Hair gosta de acompanhar as tendências, a fim de entregar sempre cosméticos que supram as necessidades e os desejos dos consumidores.
Por exemplo, anos atrás era muito comum que as mulheres gostassem de deixar os cabelos bem lisos. Hoje, elas já aceitam fios mais naturais, assumindo seus cachos. A empresa conta com cosméticos para atender os dois gostos. É por isso que o slogan é “Soft Hair, como você quiser”, pois acreditam que a mulher é livre para ser e ter as madeixas que quiserem.
A empresa também preza pela preservação do meio ambiente, valor que está no planejamento estratégico. Ela dispõe, por exemplo, de uma linha de produtos veganos.
Pelo SAC e pelas redes sociais você pode saber onde encontrar os produtos. A empresa é de Belo Horizonte, mas tem parcerias que fazem a revenda espalhadas pelo país.
Além disso, para mais conforto dos clientes, a marca está investindo em um mapa com geolocalização no site, que indicará o local mais próximo que venda os cosméticos.
A Soft Hair, além de toda a qualidade e disposição para satisfazer as necessidades das mulheres, é uma empresa com valores de responsabilidade social, contribuindo com assistência e apoio ao Centro Infantil Sumaré. Isso a torna ainda mais especial e querida pelos seus clientes.
Em caso de dúvidas ou interesse em conhecer melhor nossos cosméticos, entre em contato conosco, que estaremos dispostos a atendê-lo!